Design e ilustração para “Prismas: democracia, cultura popular e cultura pop”, evento da ICCI - Instituto Cultura, Comunicação e Incidência, que aconteceu no Rio de Janeiro, em Fevereiro de 2025.
Design and Illustration for “Prismas: Democracy, Popular Culture, and Pop Culture,” an event by ICCI – Institute for Culture, Communication, and Advocacy, held in Rio de Janeiro in February 2025.

Introdução: A cultura popular e a cultura pop moldam nossa imaginação coletiva e influenciam debates públicos. Mas como podemos potencializar seu poder para fortalecer a democracia e promover justiça social? No Brasil, expressões culturais como o Círio de Nazaré, o Carnaval e o Hip-Hop alcançam milhões de pessoas. Apesar dessas manifestações produzirem coletividades e se conectarem com debates políticos e sociais, isso por vezes não acontece de forma estruturada. Ao mesmo tempo, a cultura pop – das músicas às séries virais – é um espaço poderoso de disputa de narrativas, que pode mobilizar consciências e inspirar ações por justiça climática, racial, de gênero e muito mais.
Introduction: Popular culture and pop culture shape our collective imagination and influence public discourse. But how can we harness their power to strengthen democracy and promote social justice? In Brazil, cultural expressions such as Círio de Nazaré, Carnival, and Hip-Hop reach millions of people. While these manifestations foster collectivity and engage with political and social issues, they don’t always do so in a structured way. At the same time, pop culture—from music to viral TV shows—is a powerful arena for narrative disputes that can raise awareness and inspire action for climate, racial, gender justice, and more.

O problema: Como representar estas expressões culturais de forma que linkem com a cultura pop e possam representar o que o evento traz para a sociedade? O cliente sugeriu uma identidade inspirada na cultura popular brasileira, tendo o Caboclo de Lança do Maracatu como personagem central.
The challenge: How can we represent these cultural expressions in a way that connects with pop culture and reflects the event’s broader societal message? The client suggested a visual identity inspired by Brazilian popular culture, with the Caboclo de Lança from Maracatu as the central character.

A solução: Para o evento, criei um personagem mítico inspirado no caboclo de lança do Maracatu Rural, como solicitado, mas misturei também com os cabeçudos de Santo Antônio de Odivelas, o carnaval sobre águas de Cametá e o boi brinquedo do Arrastão do Pavulagem, de Belém. As fitas coloridas, presentes em todas essas manifestações, também são os elementos estéticos que fazem a cola entre os personagens.
The solution: For the event, I created a mythical character inspired by the Caboclo de Lança from Maracatu Rural, as requested, but also blended it with references to the Cabeçudos de Santo Antônio de Odivelas, the water parades of Cametá’s Carnival, and the Boi Brinquedo from the Arrastão do Pavulagem in Belém. The colorful ribbons, present in all these traditions, serve as the aesthetic glue connecting the characters.

Logo, design and illustrations: @renataseg.art

Back to Top