Exposição ODS
Em agosto de 2023 fui convidada a participar da Virada Sustentável Manaus, pintando um painel gigante em 8 horas, ao vivo. Foram 17 triedros gigantes, um por ODS, que servem como exibição de arte e informações sobre os objetivos. Dezessete artistas, atuantes na cena de arte paulista, foram convidados a interferir artisticamente e criar uma obra de arte inspirada em cada ODS específica. Em outra face das formas, uma instalação artística com materiais recicláveis oriundos de cooperativas da região. Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes. Desde 2011, já realizou mais de 40 edições pelo Brasil em cidades como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Sinop (MT), Ilhabela / São Sebastião, Valinhos (SP) e Fortaleza e Belém do Pará.
A edição de Manaus foi realizada com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FSA Amazônia) e do conselho criativo que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil amazonense, junto de mais de 300 voluntários e comunidades engajadas.
A ONU - Organização das Nações Unidas e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. As obras de arte contam com criação e produção da BA1 Produções Artísticas.
O ODS que pintei foi o 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis e resolvi registrar uma cena ideal que gostaríamos de ver na Amazônia e no Brasil como um todo: nossos rios como estradas, pessoas utilizando vivendo a cidade em meios de transportes sustentáveis e vias limpas, fauna nativa e vegetação abundantes. Em contraponto à minha arte, que buscou o otimismo e esperança no futuro, quando chegamos a Manaus nos deparamos com um cenário ambiental crítico, muita fumaça e rios drenados pelo excessivo calor.
Posteriormente estes mesmos paineis viajaram para compor a Virada Sustentável Belém, dessa vez no Parque Porto Futuro, em Belém do Pará.
Virada Sustentável Manaus
Largo de São Sebastião - Manaus - Amazonas
Além disso, também foi apresentada a obra EGGCIDENT, do holandês Henk Hofstra, que utiliza de ovos gigantes para discorrer sobre o aquecimento global.
Virada Sustentável Belém
Parque Porto Futuro - Belém - Pará
Pela primeira vez na história, Belém foi palco da Virada Sustentável, um dos maiores eventos de sustentabilidade do Brasil. Na capital paraense, a programação ocorreu de 23 a 26 de novembro, num festival cultural totalmente gratuito que reuniu shows, exposições, teatro, debates e muito mais durante quatro dias, pra expandir e aproximar as pessoas da pauta da sustentabilidade.
Veja mais em: viradasustentavel.org.br/atracao/expo-ods